ROLAGEM DE DADOS
Página 1 de 1
ROLAGEM DE DADOS
ROLAGEM DE DADOS
Em todos os RPGs a rolagem de dado é empregada para a definição dos acontecimentos e ações empregadas pelos personagens durante uma partida.
A rolagem de dados é composta pela combinação dos Atributos + Habilidade.
O Atributo constitui a parte numérica da rolagem enquanto a Habilidade constitui o fator dado propriamente dito. Sendo assim o personagem possui um numero de dados disponíveis mediante o valor da Habilidade empregada.
EX: Um personagem que possua a Habilidade Furtividade 4 ira possuir 4 dados para suas jogadas envolvendo tal habilidade.
Uma ação é constituída pela combinação do Atributo e Habilidade necessária para tal ação.
Tentar se esquivar de um golpe envolve Agilidade + Destreza enquanto procurar por pontos fracos em uma armadura ou defesa de um inimigo envolver Raciocínio + Investigação.
Ragnarök- PRATA
- Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/01/2016
Re: ROLAGEM DE DADOS
TIPOS DE ROLAGENS
As rolagens de dados normalmente envolvem sempre um Atributo + uma Habilidade variando mediante a situação em que será empregada.
Rolagens que definem ações físicas normalmente envolvem atributos físicos (Força, Agilidade e Vigor) enquanto jogadas que necessitam de pensar envolvem atributos mentais (Inteligência e Raciocínio), jogadas manipulativas envolvem Manipulação.
Enquanto tentar acertar um soco no rosto de uma pessoa envolve A+Briga, tentar solucionar uma charada envolve I+Investigação. Fazer uma ameaça ira envolver M+Intimidação e assim sucessivamente.
O Narrador determina qual Atributo e Habilidade será empregado (podendo receber sugestões do jogador).
O Narrador também ira determinar os valores que o jogador deve conseguir para que sua jogada tenha um resultado positivo ou negativo levando em consideração os valores possuídos pelo personagem e dificuldade empregada.
Ragnarök- PRATA
- Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/01/2016
Re: ROLAGEM DE DADOS
ROLANDO OS DADOS
Inicialmente os jogadores utilizam um numero de dados iguais à Habilidade utilizada.
Durante a rolagem de dados são somados os Acertos ao fator Atributo para o resultado final da jogada levando em consideração a dificuldade empregada na jogada:
- Super Fácil: Resultado maior a um.
- Fácil: Resultado igual ou maior a dois.
- Normal: Resultado igual ou maior a seis.
- Difícil: Resultado Igual ou maior a oito.
- Super Difícil: Resultado igual o maior numero do dado.
EX: Um cavaleiro esta tentando fugir de um grupo de perseguidores enquanto carrega informações de extrema importância para o Santuário. Após entrar em uma floresta ele tenta rapidamente desaparecer em meio ás arvores altas e fechadas que formam a densa floresta.
Este cavaleiro possui Agilidade 3 e Furtividade 2 tendo assim dois dados para sua jogada.
O narrador determina que o cavaleiro para conseguir se esconder necessita de um resultado final de 4 sendo a dificuldade de rolagem fácil levando em conta que esta fugindo de um grupo de meros guardas sem nenhum grande inimigo em potencial.
Deste modo o narrador joga 2 dados tendo os resultados: 4 e 3.
Para cada acerto que ele consegue ele soma +1 ao valor do Atributo empregado para o resultado da jogada final sendo assim:
Agilidade 3 + 2 acertos = Resultado Final 5.
Assim o narrador determina que o cavaleiro consiga se esconder rapidamente entre as arvores não sendo percebido por seus perseguidores que seguem em frente correndo sem percebê-lo.
Quando dois jogadores ou um jogador e um npc se envolvem em uma jogada, o narrador deve realizar as rolagens onde aquele com o melhor resultado será o favorecido.
EX: Um inimigo que entrara furtivamente no santuário tenta atacar pelas costas um cavaleiro para pega-lo desprevenido. O narrador rola Agilidade+Furtividade do atacante contra Raciocínio+Percepção contra o cavaleiro.
Atacante: A4 + Furtividade 3
Cavaleiro: R3 + Percepção 3
O narrador determina que a dificuldade de ambos é a norma rolando os dados:
Atacante: 1, 2, 8 = 1 Acerto
Cavaleiro: 9, 9, 6 = 3 Acertos
Somando então teremos:
Atacante: A4 + 1 = 5
Cavaleiro: R3 + 3 = 6
Assim como resultado final o cavaleiro percebe seu atacante evitando assim de ser pego de surpresa.
No caso de empate, o narrador poderá refazer a rolagem até obter um resultado que gere uma definição da situação.
Ragnarök- PRATA
- Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/01/2016
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos